Home / NOTÍCIAS / Após 4 anos, Prefeitura de SP anuncia sorteio de vagas em pontos de táxi da capital

Após 4 anos, Prefeitura de SP anuncia sorteio de vagas em pontos de táxi da capital

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">
No total, serão quase 3 mil vagas. Região Oeste da capital desponta como aquela com maior número – 861

Houve um tempo em que ter vaga em determinados pontos de táxis na capital era algo valiosíssimo. Rendia clientela fixa e garantida. Com o surgimento dos aplicativos, que inverteram a lógica do sistema – o táxi passou a ir até o cliente, ao invés do cliente ter de se dirigir até um ponto onde pudesse ter táxis à disposição –, algumas coisas começaram a mudar nesse mercado.

Foi com o surgimento dos aplicativos de transporte individual – como o Uber, que na sequência trouxe Cabify e 99 –, que o apelo das vagas em muitos pontos de táxis deixou de ser tão valioso como antes. Mesmo assim, pontos em algumas regiões continuam disputados. Além do mais, como afirma Natalício Bezerra, presidente do Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo), “os passageiros criam mais vínculo com os motoristas que ficam em pontos fixos”.

Esses seguramente seguem sendo um estímulo para muitos que ainda atuam no mercado do táxi decidam atender à convocação da Prefeitura da Capital que, pela primeira vez desde dezembro de 2013, decidiu sortear quase 3 mil vagas espalhadas em pontos por toda a cidade.

Serão sorteadas exatamente 2.912 vagas, em pontos fixos espalhados pelas cinco regiões da cidade. As vagas estão distribuídas em pontos privativos para as categorias Táxi comum e Táxi Preto. Elas valem para veículos convencionais ou adaptados ao transporte de pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. O número de vagas foi definido após levantamento realizado pelo DTP (Departamento de Transportes Públicos), órgão da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes.

A região Oeste da capital desponta como aquela com maior número de vagas – 861. A seguir vêm as regiões do centro (com 662 vagas), sul (584 vagas), leste (534 vagas) e norte (271 vagas).

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Os taxistas, para participar do sorteio, terão de estar com a situação regularizada no DTP, e deverão estar vinculados a alvarás de categorias de táxi comum e Preto. O inscrito pode ser desde o titular do alvará de estacionamento, até o segundo motorista, coproprietário ou preposto.

Outro ponto importante: para concorrer ao sorteio, o taxista não poderá ter sido excluído de um ponto privativo de estacionamento nos últimos 12 meses. No caso dos taxistas vinculados ao Táxi Preto, estes não podem estar em débito com a outorga junto à Prefeitura.

INSCRIÇÕES

As inscrições começaram à meia-noite desta quinta-feira (23) e seguem até as 23h59min do dia 7 de dezembro (também quinta-feira), por meio do site da prefeitura. Para realizar o sorteio, a prefeitura decidiu usar o programa da Nota Fiscal Paulistana.

A data para a escolha é 22 de dezembro, às 11h, na sede do DTP. O evento será aberto, e os resultados não serão divulgados no mesmo dia. A lista dos atendidos será publicada no “Diário Oficial” até o dia 2 de janeiro de 2018.

Apesar de ser uma reivindicação antiga da categoria, o sorteio de vagas anima o Sinditaxi (Sindicato dos Taxistas Autônomos de São Paulo), mas ainda não é suficiente. O sindicato afirma que, mesmo com essas vagas, restarão ainda cerca de 2.000 motoristas sem pontos. São Paulo tem hoje tem 38 mil taxistas.

Fonte: Blog do ônibus

="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Sobre Carlos Laia

A Voz Do Taxista é um portal de notícias criado por Carlos Laia para levar informações a classe dos taxistas, acompanhando os acontecimentos, dando opinião e ouvindo os principais personagens do incrível mundo do táxi.

DEIXE SUA OPINIÃO!