Taxista: Saiba como consultar e recorrer de multa de transito em São Paulo

Entendendo a pontuação na Carteira de Motorista

Para que você não tenha a carteira de motorista suspensa, é necessário, tomar cuidando com a pontuação na CNH. Atingindo o somatório de 20 pontos na carteira de motorista, o condutor terá instaurado o processo de suspensão do direito de dirigir pelo Detran SP, mas se o motorista esta na carteira provisória, pode ter apenas 4 pontos, isto é até uma multa média se não, pode acarretar a perda de CNH. Para não ter problemas perdendo a carteira, é fundamental recorrer das multas. Outro fato é a mudança para motoristas profissionais, que terão que fazer a reciclagem caso cheguem a 14 pontos apenas na CNH. Os pontos são diferentes para cada tipo de infração de trânsito e o número é dado pela gravidade da multa.

  • Multa Leve: 3 pontos
  • Multa média: 4 pontos
  • Multa Grave: 5 pontos
  • Multa Gravíssima: 7 pontos

Os pontos prescrevem em 12 meses, por isto essa é uma das grandes vantagens de recorrer de multas de trânsito. Pois, é possível evitar estourar os pontos na CNH, mesmo perdendo o recurso, é possível fazer os pontos entrarem em momento mais oportuno para não perder a carteira.

Atenção:

Você pode recorrer da notificação de suspensão, porém estando com a carteira suspensa, não poderá mais dirigir se não poderá ter a carteira cassada, neste caso as penalidades são mais severas, e o prazo sem poder dirigir passa para 2 anos.

Como consultar multas do Detran SP

As notificações são entregues na casa do proprietário do veículo em horário comercial pelo correio. Por isso é importante ter o endereço atualizado junto ao Detran SP, para não acontecer de perder os prazos para defesa. Muitos motoristas só descobrem que foram multados, quando vão vistoriar o carro.

O Detran SP, não envia multas por e-mail.

Muitos golpes estão sendo dados na internet, com supostos e-mails do Detran, mas na verdade são criminosos roubando senhas e dados bancários. Para consular as multas do Detran SP é bem simples e pode ser feito on line, cadastrando-se no site do Detran SP.

Como consultar os pontos da CNH no Detran SP

Para consultar os pontos assim como no caso de consultas é bem simples, e é possível ser feito on-line através do site do Detran SP.

Como recorrer multas do Detran SP

Quando você leva uma multa de trânsito, você tem direito a defesa e na esfera administrativa são 3 recursos. Não há nenhuma sanção por recorrer das multas. É um direito de todo o motorista, apenas de apenas poucas pessoas recorrerem das multas.
É possível poupar com os recursos muito dinheiro, mas principalmente é possível evitar a perda da carteira.
1- Defesa Prévia
2- Recurso de 1ª Instância (JARI)
3- Recurso de 2ª Instância (CETRAN)
Da notificação de infração, a que tem o campo para indicação de condutor, é possível recorrer através da Defesa Prévia, nesta fase são analisados os erros formais na notificação.
Depois se indeferido o recurso ou não interposto, cabe o Recurso de 1ª Instância, este é para a JARI. Nesta fase, é analisado mais dados da infração, como os detalhes do fato ocorrido.
Se negado o Recurso de 1ª Instância para a JARI, cabe o Recurso de 2ª Instância, agora para o CETRAN, nesta fase é que são as maiores chances.

Alguns motivos que podem fazer o recurso ser negado pelo Detran SP:

  • Apresentado fora do prazo legal
  • Sem o requerimento de defesa ou recurso
  • Sem a Cópia da CNH ou Identidade
  • Sem a cópia do CRLV
  • Sem assinar o recurso

É fundamental entrar com o recurso dentro do prazo, o prazo limite está expresso na notificação. Os recursos podem ser entregues pessoalmente ou então enviados pelo correio, o endereço é descrito na notificação. É importante guardar os comprovantes de postagem ou o número de protocolo, caso tenha sido entregue pessoalmente. No caso do correio, é importante postar como carta registrada com AR ou então SEDEX. É muito importante recorrer em todas as instâncias, para ter maiores chances de sucesso.

E como cancelar multas do Detran SP ?

Elaborando recursos embasados com argumentos jurídicos, sabendo analisar as Leis de Trânsito e as demais normas e resoluções do CONTRAN, e também é muito importante, encontrar erros formais e processuais. O Detran SP, por ter uma grande demanda, as vezes comete erros, ou o sistema não funciona como deveria e com isso podemos também vira a ganhar os recursos.

Conclusão

Entrando com os Recursos, é possível evitar a perda da carteira, não ter pontos na CNH e não pagar multas de trânsito. É direito constitucional e você deve fazer a sua parte. Mas lembre-se, entre com recurso se você realmente acredita que a multa foi indevida ou falha, caso contrário, você pode se prejudicar ainda mais. Um forte abraço!

Fonte: Dr. multa

Carlos Laia

Taxista desde 2001, criador do site A Voz Do Taxista e da web Rádio Tera Byte. Nosso objetivo é levar notícias e informações sobre o táxi de todo Brasil a toda categoria, ouvindo representantes, autoridades e principalmente o taxista. Não temos vinculo com nenhuma entidade ou partido político.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios