Home / UBER-Transporte Clandestino / Procon Fortaleza notifica Uber após cobranças abusivas no dia da paralisação dos ônibus

Procon Fortaleza notifica Uber após cobranças abusivas no dia da paralisação dos ônibus

Fonte: O Povo Online

Após a suspensão dos serviços dos transportes públicos nessa quarta, o valor da tarifa da Uber chegou aumentar 360% para alguns usuários

O Procon Fortaleza instaurou nesta quinta feira, 20, uma investigação preliminar para apurar a cobrança de corridas com preços elevados feitos pela Uber na última quarta-feira, 19, no dia da paralisação dos ônibus na Capital.
Após a suspensão dos serviços de transporte público devido aos ataques a ônibus na Capital e Região Metropolitana, na última quarta, a população precisou ultilizar de outros meios para conseguir chegar em suas casas, dentre esses, os serviços da Uber.
A empresa conhecida por ter uma política de preços mais acessíveis foi motivo de muitas denúncias por parte de usuários no Procon Fortaleza, após um aumento de até 340% em algumas corridas. Procurada pelo O POVO Online, a Uber informou que não teve acesso inteiro ao teor da notificação e vai responder ao Procon no devido prazo.
O orgão exige que a empresa esclareça por escrito, no prazo de até 10 dias, o porque da elevação do preço do serviço, que se, não for justificado, fere a lei do Código do Consumidor. Segundo a diretora do Procon, em caso de infração, a empresa está passiva de sanções administrativas e multa que pode variar de R$ 790 à R$ 11 milhões.
“O Procon Fortaleza é a favor da livre concorrência salutar para o consumidor, porém, deve-se respeitar as normas do Código de Defesa Consumidor”, afirma a diretora da instituição na Capital, Claudia Santos. O orgão adverte aos consumidores que eles devem continuar denunciando qualquer situação em que o consumidor sinta-se prejudicado.
Nesta quarta-feira, 19, a Uber explicou, por meio de nota, que o preço dinâmico funciona de forma automática, com o intuito de “ajudar a equilibrar a oferta e a demanda, pois incentiva os motoristas a estarem disponíveis”. Segundo a empresa, “sem o preço dinâmico, haverá momentos em que o usuário simplesmente não conseguirá ter um carro”.
Como realizar denúncias no Procon:
– através do aplicativo disponível na Google Play e na Apple store
– site: fortaleza.ce.gov.br na aba “defesa do consumidor”
– número: 151 (de 8 as 17 horas)
– unidades físicas do Procon (de 8 as 17 horas)
SARAH SOUSA
="adsbygoogle" style="display:block" data-ad-client="ca-pub-2309922433896559" data-ad-slot="9960967624" data-ad-format="auto">

Sobre Carlos Laia

A Voz Do Taxista é um portal de notícias criado por Carlos Laia para levar informações a classe dos taxistas, acompanhando os acontecimentos, dando opinião e ouvindo os principais personagens do incrível mundo do táxi.

DEIXE SUA OPINIÃO!