Taxistas de Fortaleza usam de criatividade para combater Uber

Entre as alternativas, estão a oferta de desconto nas corridas por meio de aplicativo e viagens mais rápidas, com tráfego em faixas exclusivas

Os taxistas de Fortaleza usam da criatividade e de novos recursos, como aplicativos (apps) para não perder mercado para a concorrência. Ofertas e promoções para quem adere ao serviços das empresas e cooperativas de táxi são mecanismos que o segmento utiliza para disputar e conquistar clientes.

A Rádio Taxi Fortaleza, por exemplo, disponibiliza aplicativo com descontos de 30%. A rede possui 400 veículos operando na Capital.

Segundo o presidente da cooperativa, Guilherme Campos, os clientes têm a opção de negociar sobre a bandeira 2, que está sendo praticada neste mês para as corridas em todos os horários, conforme prevê lei municipal. “Nossos clientes podem solicitar aos taxistas que não usem a bandeira 2. Os usuários do aplicativo têm essa liberdade em relação as outras frotas de táxi”, afirma.

Já na cooperativa Agenda Táxi Fortaleza, os clientes conseguem descontos de até 50% pelo app ou ligando para central. As corridas 50% mais baratas são para horários de bandeira 2 (das 20 às 6h, de segunda a sexta, e no sábado a partir das 13h até às 6h da segunda), com exceção deste mês. Nos horários de bandeira 1, os descontos são de 30% para pagamento em dinheiro e 20% nos cartões de débito e crédito. A frota possui 180 carros.O presidente da Agenda Táxi Fortaleza, Willian Roger, diz que usa como estratégia acompanhar a política de preços da concorrência para estudar a possibilidade de reduzir ainda mais os valores.

“Ultimamente, a tarifa dos aplicativos concorrentes está ficando mais alta devido à maior demanda” explica.

Qualificação

Na Capital Táxi, os descontos para quem usa o aplicativo é de R$ 7 sobre o valor final do taxímetro. Conforme a assessoria de comunicação da empresa, levantamento interno apontou que a média das corridas é de R$ 20. A rede conta ainda com serviço vip, com carros de maior porte e motoristas personalizados para o atendimento.

A rede possui convênios com frotas de todo o País. No entanto, o grande destaque da empresa é o acompanhamento dos taxistas quanto ao atendimento ao clientes. Assim, os motoristas são constantemente cobrados por melhorias.

O Sindicato dos Taxistas do Ceará (Sinditáxi) foi pioneiro, em 2016, na criação do aplicativo SindiTáxi-Passageiro, que oferece 30% de desconto nos pagamentos à vista ou nos cartões de débito e crédito.

O presidente em exercício da entidade, Pedro Alves Cabral Filho, destaca que, além do desconto, os táxis têm a vantagem de poder circular nas faixas exclusiva para ônibus e chegar mais rápido aos destinos. “Isso tudo é para concorrer com os aplicativos clandestinos e com os táxis piratas”.

Hoje, o aplicativo conta com cerca de 60 mil pessoas cadastradas e, por meio dele, são realizadas na faixa de 2,5 mil corridas/dia em Fortaleza, de acordo com ele.

Carlos Laia

Taxista desde 2001, criador do site A Voz Do Taxista e da web Rádio Tera Byte. Nosso objetivo é levar notícias e informações sobre o táxi de todo Brasil a toda categoria, ouvindo representantes, autoridades e principalmente o taxista. Não temos vinculo com nenhuma entidade ou partido político.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Adblock Detectado

Considere nos apoiar desabilitando o bloqueador de anúncios